Sead apresenta experiência da Reaf em Porto Alegre

Sead apresenta experiência da Reaf em Porto Alegre

Com o intuito de debater políticas públicas para a agroecologia na agricultura familiar, a cidade de Porto Alegre (RS) foi palco para o Seminário Políticas Públicas para Agroecologia na América Latina e Caribe. O encontro aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de outubro. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) esteve presente e compôs a mesa de “Experiências e propostas de políticas públicas para a agroecologia das organizações de agricultores e movimentos sociais da América Latina e Caribe”.

No início de julho, o Brasil, coordenado pela Sead, assumiu a Presidência Pro Tempore da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf). Trata-se de um espaço regional de diálogo político e de fortalecimento de políticas para a agricultura familiar e para o comércio dos produtos do setor no Mercosul. Para compor o debate, a consultora da Coordenação de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional (AIPC) Ticiana Imbroisi, que é ponto focal do Grupo Temático (GT) de Mudanças Climáticas, representou a Sead e a Reaf no evento ao lado de Guido de Soto, do Movimiento Agroecológico de América Latina y el Caribe (Maela, Chile); Fernando Lopes, da Coordinadora de Productores Familiares del Mercosur (Coprofam, Uruguai) e Adalberto Martins, da Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo (Via Campesina - Cloc, Brasil).

No âmbito brasileiro, a experiência apresentada foi a da Reaf, o que é, e o como o tema da agroecologia é tratado no órgão. “Explicamos que a Reaf é parte da discussão e geração de políticas públicas na América Latina. E que ela se diferencia dos demais órgãos por promover um espaço paritário entre Governo e sociedade civil.” A representante da Sead adiciona que “a agroecologia é um tema transversal, ela apresenta um modelo de produção muito próprio, que é vinculado à agricultura familiar. Um modelo em contraposição ao agronegócio, que envolve famílias, a conservação de sementes tradicionais, sementes crioulas e o cuidado com a água.”

Além disso, Ticiana explica a importância da realização de eventos com essa temática. “Será interessante para fortalecer a aproximação com o setor acadêmico, a produção de pesquisas e trazer a rede de pesquisadores e universidades para dentro do universo da Reaf, fazer uma espécie de troca. E também mostrar que a Reaf na verdade é uma oportunidade de diálogo, de formação de parâmetros comum, para os países do Mercosul e para produção de acordos bilaterais.”



FONTE: AGROLINK