Vegetais cultivados sem solo tem o mesmo gosto?
O primeiro teste científico de sabor conduzido pela Universidade de Copenhague em parceria com a Plant Food & Research, na Nova Zelândia, revela que os entrevistados coletaram os vegetais cultivados verticalmente e sem solo tão bons quanto os orgânicos.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Apesar de preconceitos como "amável", "pálido" e "artificial" associados aos vegetais cultivados verticalmente entre os consumidores dinamarqueses, as plantas cultivadas sem solo, empilhadas verticalmente, apresentam potencial para aumentar a segurança alimentar, proporcionam mais espaço para a natureza e garantir o acesso contínuo a vegetais verdes folhosos e ervas aromáticas ao longo do ano, com transporte de curto alcance para os consumidores.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
O estudo envolveu 190 participantes que foram solicitados a provar e avaliar cegamente rúcula, espinafre, vegetais de ervilha, manjericão e salsa, todos cultivados organicamente, comparando-os com os mesmos vegetais cultivados verticalmente.
Os resultados indicaram que os vegetais cultivados verticalmente produziram quase o mesmo sabor que os produtos orgânicos cultivados no solo. Publicado na revista Food Quality and Preference, o estudo destaca que, em termos de sabor, os participantes não demonstraram ceticismo, considerando que as plantas cultivadas verticalmente têm um sabor tão bom quanto as orgânicas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Embora os vegetais orgânicos tenham particular vantagem no estudo, as avaliações dos participantes estão muito próximas. Por exemplo, ao avaliar a rúcula em uma escala de 1 a 9, ambos os tipos de rúcula receberam nota 6,6. As duas variedades de especificidade e manipulação foram avaliadas tão próximas que não houve diferença significativa. Os relatórios de ervilha foram testados duas vezes, e cada tipo obteve uma vitória. A única preferência clara dos participantes foi para a salsa cultivada organicamente.
FONTE: AGROLINK