Saiba o impacto das chuvas na produção de feijão no Brasil
De acordo com o último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de feijão enfrenta impactos das chuvas em diversos estados do Brasil, indicando o avanço e perdas nas colheitas em diferentes regiões. A Conab destaca que pelo menos ¼ da produção nacional já foi colhida, com destaque para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
A safra de feijão em diversos estados do Brasil está em diferentes fases, com avanço da colheita em algumas regiões e prejuízos em outras devido às chuvas. No Paraná, as lavouras estão entre a floração e a maturação, e as recentes precipitações foram benéficas para a maioria das áreas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
No Rio Grande do Sul, a colheita do feijão preto está se aproximando da conclusão, enquanto as lavouras de feijão-cores se encontram entre o desenvolvimento vegetativo e o enchimento dos grãos.
Já em Minas Gerais, o excesso de chuvas, especialmente no Alto Paranaíba, resultou em perdas de rendimento e qualidade dos grãos. Assim como no estado de Goiás, onde as chuvas no sudoeste do estado inviabilizaram a conclusão da colheita, que segue em ritmo lento nas demais regiões.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Na Bahia, a colheita foi iniciada no centro-norte do estado, com boas condições gerais para o cultivo de feijão caupi e cores.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 22 a 28 de Janeiro de 2023
Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.
FONTE: AGROLINK