Rússia quer desbloquear suas exportações
A Rússia só concordará em estender o acordo de grãos do Mar Negro, que expira em 18 de março, se os interesses de seus próprios produtores agrícolas forem levados em consideração, informou a Reuters. A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, intermediada pelas Nações Unidas e pela Turquia no verão passado, permite a movimentação de grãos de portos ucranianos que foram bloqueados pela invasão da Rússia em 24 de fevereiro de 2022.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Uma extensão do acordo requer a aprovação de todas as partes. A Rússia indicou que está insatisfeita com aspectos do acordo, informou a Reuters. Os líderes russos disseram que as restrições aos seus pagamentos, logística e seguros são uma “barreira” para exportar seus grãos e fertilizantes. O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, discutiu as perspectivas de renovação do acordo em uma reunião com seu colega turco à margem do G20, disse a Reuters , citando o Ministério das Relações Exteriores de Moscou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
“(O) lado russo enfatizou que a continuidade do acordo sobre o pacote de grãos só é possível se os interesses dos produtores agrícolas e de fertilizantes russos em termos de acesso desimpedido aos mercados mundiais forem levados em consideração”, disse o ministério.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
De acordo com a Agência Safras, citando a consultoria SovEcon, as exportações de trigo estão abaixo do esperado no mês de fevereiro. Devido a tempestades no Mar Negro os embarques russos são previstos em 3,4 milhões de toneladas para o mês, sendo que isso representa uma queda de 300 mil toneladas ante a expectativa inicial. A consultoria aponta, ainda, que o alívio deve ser limitado, pois as exportações devem retornar rapidamente a patamares elevados.
FONTE: AGROLINK