IGC eleva previsão de produção total global de grãos
De acordo com a última previsão do Conselho Internacional de Grãos (IGC), nesta quinta (16), a produção total global de grãos, incluindo trigo e grãos grossos, para 2022/23 aumentou 2 milhões de toneladas mês a mês, para 2.250 milhões de toneladas. Este aumento deve-se principalmente a uma perspectiva melhorada para o trigo. No entanto, as perspectivas para o consumo mundial diminuíram 5 milhões de toneladas em relação a antes, com os estoques finais estimados em 7 milhões a mais, para 586 milhões.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
O primeiro conjunto completo de projeções do Conselho para 2023/24 indica que a oferta mundial deve aumentar ano após ano. No entanto, com um aumento presumido na demanda, os estoques de transição devem diminuir novamente. Após duas quedas consecutivas, o comércio total pode crescer ligeiramente na próxima temporada.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
A produção global de soja deverá cair 8 milhões de toneladas mês a mês, para 370 milhões de toneladas, devido a uma piora nas perspectivas na Argentina. Isso representa um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Vinculado às perspectivas de processamento drasticamente reduzido na Argentina, a perspectiva de uso total é reduzida em 4 milhões de toneladas, com estoques também menores mês a mês. O comércio é visto inalterado mês a mês e cerca de 7% maior ano a ano. As perspectivas preliminares para 2023/24 apontam para uma safra global maior, com ganhos previstos em consumo, estoques e comércio.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
A previsão para a produção global de arroz em 2022/23 foi aumentada em 7 milhões de toneladas mês a mês, para 511 milhões de toneladas, principalmente devido a um aumento na Índia. O aumento líquido da oferta é canalizado para previsões de aumento de consumo e estoques. Assumindo safras maiores na Ásia, a produção mundial de 2023/24 pode ser a maior já registrada, com aumentos na absorção e nos estoques previstos. O comércio em 2024 (jan/dez) deve avançar para 54 milhões de toneladas (+2 milhões).
No entanto, as perdas em todas as commodities fizeram com que o Índice IGC de Grãos e Oleaginosas (GOI) caísse 5%, atingindo a mínima em 14 meses.
Conteúdo produzido pela equipe Agrotempo.
FONTE: AGROLINK