Chuvas expressivas e possibilidade de granizo: SAIBA ONDE
As condições de tempo para esta terça-feira (21/03) indicam chuvas nas 5 regiões do país. Diversos fenômenos meteorológicos reforçam essas condições como: áreas de baixa pressão, calor, umidade e instabilidades de altitude.
Um dos principais destaques do dia é a presença de uma intensa área de baixa pressão entre o centro-oeste e região norte, que deve garantir a ocorrência de chuvas intensas sobre o Mato Grosso e sul da região norte.
Outro sistema que garante as condições de chuvas mais intensas é a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região nordeste, mantendo o tempo fechado sobre toda a faixa norte da região.
Até mesmo em áreas da região sul são esperadas pancadas de chuva, devido às instabilidades de altitude conhecidas como “Jatos de Altos Níveis”. Essas correntes de vento, favorecem a formação das nuvens carregadas e existem condições para queda de granizo no leste de Santa Catarina.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Veja a previsão por região:
Norte
A presença de uma intensa área de baixa pressão ao sul da região, reforça as condições de chuvas. As projeções indicam que os volumes devem superar a marca dos 40 mm em setores de Madeira (AM), Guajará-Mirim (RO) e Parauapebas (PA). As condições de chuvas também são elevadas sobre o Acre e Tocantins. Já no extremo norte da região, uma massa de ar seco garante a presença do sol em Roraima e norte do Amazonas.
Nordeste
Segue o padrão de chuvas intensas sobre a região, em função da forte atuação da ZCIT. As instabilidades mais pesadas se concentram sobre a faixa norte da região, com acumulados variando entre os 20 e 40 mm de forma bem distribuída. As condições de chuvas avançam até o centro do estado Baiano, mas não conseguem vencer a barreira do bloqueio atmosférico que atua no sul, mantendo o tempo com o predomínio do sol, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade nos horários mais críticos.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Centro-Oeste
O grande destaque na região é a presença de uma intensa região de baixa pressão que mexe com as chuvas sobre os setores do norte. São esperadas chuvas intensas nas imediações de Arinos (MT), com registros acima dos 50 mm no decorrer desta terça. As instabilidades avançam até o Mato Grosso do Sul e Goiás, com exceção do extremo sul da região. Em Iguatemi (MS) o tempo deve ter o predomínio do sol. Em relação às temperaturas, é esperado um dia com marcas mais agradáveis devido à maior presença das nuvens, principalmente sobre o Mato Grosso.
Sudeste
Áreas de instabilidade persistem sobre a região, entretanto, as chuvas terão uma distribuição mais irregular ao longo desta terça-feira. As chuvas são provocadas, principalmente, pela combinação de calor, umidade e um cavado – região alongada de baixa pressão. Os registros devem variar entre os 5 e 15 mm, com os maiores volumes ocorrendo sobre Andrelândia (MG). Não surpreende caso algum temporal surja com mais intensidade, mas de forma muito pontual. Por outro lado, os setores do leste do nordeste de Minas e Espírito Santo, terá o predomínio de tempo seco.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Sul
As chuvas acontecem sobre a região, em função de instabilidades causadas pelos ventos em 10 km de altitude, conhecidos como Jatos de Altos Níveis. Assim, nuvens carregadas podem surgir sobre o Rio Grande do Sul e Leste de Santa Catarina. Os maiores volumes se concentram nas imediações de Tabuleiro (SC) com até 25 mm e possibilidade de para queda de granizo. No Paraná, as chuvas também acontecem, mas em função do forte calor, resultando assim em um padrão de chuvas mais irregulares.
FONTE: AGROLINK