Terça-feira terá temperaturas elevadas e tempo seco
As condições de tempo nesta terça-feira (23/05) apresentam um comportamento típico para a época do ano, especialmente pelo predomínio do tempo seco em grande parte das regiões produtoras do país.
O amanhecer segue com temperaturas mais amenas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e região Sul. Com destaque para o sul de Minas Gerais que deve registrar temperaturas abaixo dos 5°C na manhã desta terça. Por outro lado, a região Sul, terá tempo seco e temperaturas mais elevadas em relação aos últimos dias, com indicativos de aquecimento gradual no decorrer da semana.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Já em áreas do Centro-Oeste o destaque é para a grande variação das temperaturas e os baixos índices de umidade no período da tarde. A tarde mais quente e seca também será o padrão nas regiões produtoras do MATOPIBA, o que deve favorecer a maturação e as operações de colheita, mas agravam a situação das lavouras em campo na Bahia.
As chuvas devem persistir no SEALBA, em função dos ventos oceânicos. Na região Norte, destaque para os temporais passageiras sobre o estado do Amazonas.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência.
Região Norte
Nesta terça-feira, as instabilidades se concentraram principalmente no norte e oeste da região Norte do Brasil. São esperadas trovoadas em áreas do Amazonas, Roraima e no baixo Amazonas no Pará, contudo, as chuvas devem ser passageiras e de curta duração. Por outro lado, a metade sudeste do Pará e todo o estado do Tocantins terão o predomínio de tempo quente e seco. Estas condições na metade sudeste do PA e em todo o estado do TO são bastante favoráveis para o avanço das operações de colheita do milho primeira safra e da soja que ainda permanecem em campo. Deste modo, os produtores dessas regiões podem se beneficiar desta janela de tempo mais seco para acelerar suas operações agrícolas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Região Nordeste
Os ventos oceânicos continuam a afetar o SEALBA, com previsões de chuvas persistentes. As regiões que se estendem desde o Recôncavo Baiano até o leste de Pernambuco podem esperar precipitações expressivas, com algumas projeções indicando até 30 mm ao longo do dia. No entanto, essas chuvas não devem se estender ao interior da região. A faixa norte, incluindo os litorais do Maranhão, Piauí e Ceará, também deve receber chuvas. Em contraste, as áreas do centro-sul do Maranhão, oeste e sul da Bahia continuam sob o domínio de uma massa de ar seco e quente, o que vem agravando as condições das lavouras da Bahia.
Região Centro-Oeste
Na próxima terça-feira, a região Centro-Oeste deve experimentar grandes variações de temperatura devido a uma massa de ar seco. As manhãs podem ser frias, especialmente no sul do Mato Grosso do Sul, com temperaturas próximas a 10°C, enquanto em Cuiabá podem ultrapassar os 34°C no período da tarde. Instabilidades podem gerar temporais isolados no noroeste do Mato Grosso, com até 10mm de chuva previstos para Aripuanã. As demais regiões terão céu limpo e chances mínimas de chuva. Atenção com os baixos índices de umidade, especialmente no leste de Mato Grosso e norte de Goiás.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Região Sudeste
As temperaturas permanecerão baixas, principalmente no sul e centro de Minas Gerais, com registros que podem cair abaixo dos 5°C na região próxima a Pouso Alegre. O cenário permanecerá instável ao norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e noroeste de Minas Gerais, onde devem ocorrer pancadas fracas e isoladas. No entanto, o interior da região terá um dia quente e seco, destacando-se o extremo norte e triângulo mineiro, além do noroeste paulista. Atenção especial deve ser dada para os baixos índices de umidade, que podem ficar abaixo dos 30% nos horários mais críticos.
Região Sul
O predomínio será de tempo seco em todos os setores da região, com amanhecer mais frios apresentando temperaturas abaixo dos 8°C em áreas que se estendem do norte do Rio Grande do Sul até o centro-sul do Paraná. Entretanto, teremos um amanhecer mais quente no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, assim como no oeste do Paraná., com marcas acima dos 15°C Existe a possibilidade de formação de nevoeiros, mas estes devem se dissipar com as primeiras horas de sol. No extremo sul, há uma previsão de maior variação de nebulosidade, enquanto as demais áreas deverão ter tempo limpo. No período da tarde, as temperaturas tendem a aumentar, podendo atingir os 30°C em locais como Cerro Largo (RS), Floraí (PR) e Criciúma (SC).
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.
Acesse Agrotempo AQUI.
FONTE: AGROLINK