EUA: soja e milho estão a frente da média dos últimos 5 anos
De acordo com o último boletim de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de milho e soja no país está à frente das médias de 5 anos, enquanto as culturas de algodão e sorgo apresentam atrasos significativos. As condições gerais das culturas também variam, o que pode ter implicações para os agricultores brasileiros e os preços globais das commodities.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Os produtores americanos plantaram 96% da safra nacional de milho, superando tanto o ano passado quanto a média de 5 anos. Além disso, 85% da área plantada de milho já emergiu, o que também está adiantado em relação aos anos anteriores. No entanto, apenas 64% do milho foi classificado em condições de boa a excelente, abaixo do resultado da semana passada e do ano anterior.
No caso da soja, a situação é ainda mais animadora. Cerca de 91% da área de soja do país foi plantada, um avanço notável de 15 pontos percentuais em relação ao último ano e à média quinquenal. A porcentagem de soja emergida também excede em muito as médias anteriores. Apesar desses avanços, apenas 62% da soja está em boas ou excelentes condições.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Por outro lado, a safra de algodão parece estar enfrentando desafios. Com apenas 71% do algodão plantado em todo o país, a safra está atrasada em relação ao ano passado e à média de cinco anos. No Texas, principal produtor de algodão, a situação é ainda mais crítica. Contudo, 51% da safra de algodão está em boas ou excelentes condições, mostrando uma melhora em relação à semana passada e ao ano anterior.
A safra de sorgo também está atrasada em relação às médias anteriores, com apenas 49% da área plantada. O estado do Texas, novamente, se alinha à média nacional.
Para a cultura do arroz, 88% da área plantada já emergiu, o que está em linha com o ano passado e ligeiramente acima da média de cinco anos. No entanto, a condição geral da safra de arroz caiu um pouco em comparação com a semana passada e o ano anterior.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
A safra de trigo de inverno dos EUA está progredindo bem, com 82% da safra encabeçada e 4% já colhida. Embora a condição geral da safra de trigo de inverno tenha melhorado em relação à semana passada e ao ano anterior, no Kansas, principal estado produtor, a safra está em condições ruins.
Esses dados são essenciais para o planejamento da safra 2023/24, pois a condição das safras nos EUA pode influenciar os preços globais desses produtos. As condições atuais podem diminuir os preços do milho e da soja, enquanto possivelmente aumenta os preços do algodão e do sorgo. No entanto, essas são apenas tendências prováveis, e os produtores devem continuar acompanhando os relatórios de safra e as condições do mercado.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
FONTE: AGROLINK