Café gourmet da Chapada Diamantina é destaque da Bio Brazil Fair

Café gourmet da Chapada Diamantina é destaque da Bio Brazil Fair

Uma produção diversificada e orgânica no meio da Chapada Diamantina (BA). O resultado: café orgânico e biodinâmico da Bahia para o mundo. Assim é constituída a Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio). Com a participação de 20 famílias, a instituição auxilia na comercialização de 300 a 500 sacas por safra, que rendem, em média R$ 500 mil. 

O café arábica é o principal produto da região que está situada entre 1000 e 1400 metros de altitude. Rico em aroma, doce e ligeiramente ácido, o grão torrado possui uma qualidade superior e especial. Produzido de modo orgânico e biodinâmico, os cafés da Cooperbio já foram exportados para países como Alemanha, Inglaterra e Austrália.  Mas, é no mercado interno que eles se destacam. Segundo a presidente da Cooperbio, Maria Brígida, cafeterias são, atualmente, o público-alvo das vendas. “Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife são uma das grandes capitais do país que já receberam os nossos cafés especiais. Isso traz autoestima para os nossos cooperados, e, claro, melhoria da renda, sempre com a preocupação em preservar o meio ambiente, através da inclusão socioprodutiva", conta. 

Agora, o novo desafio é a expansão do mercado. Para isso, a Cooperbio participará pela primeira vez da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. A cooperativa e outros nove empreendimentos da agricultura familiar foram escolhidos, por meio de chamada pública da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para participar do estande coletivo da Sead montado na feira, que acontece de 7 a 10 de junho, em São Paulo.  A expectativa é grande e os planos da cooperativa são visionários. “Será uma oportunidade para dar mais visibilidade ao nosso trabalho. Queremos encontrar novos compradores e entrar em novos mercados. Há, por exemplo, uma tendência de importação para lojas de produtos orgânicos e naturais. Nosso café tem muita qualidade e um bom preço”, aposta Maria Brígida. 

Café orgânico e biodinâmico Todos os agricultores familiares da Cooperbio possuem certificação orgânica nos produtos. Entre os padrões agrícolas, estão os modos orgânico e biodinâmico do cultivo dos grãos. A sofisticação trouxe o famoso café gourmet.  Na produção orgânica é totalmente proibido o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos, como também plantar sementes modificadas geneticamente. Também são vedados os produtos reguladores de crescimento. O método tem como base o controle natural de pragas, a manutenção do solo com a proteção dos raios solares e gotas de chuva, além da rotação de culturas, biodiversidade e a consorciação no plantio.  Já a agricultura biodinâmica vai além. Originária das teorias de Rudolf Steiner, junto com a medicina antroposófica e a pedagogia de Waldorf, a filosofia faz uma relação espiritual-ética com o solo, as plantas, os animais e com os seres humanos. Entre as técnicas, utiliza-se o calendário astrológico para a semeadura e plantio. 

A feira A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia é considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. Tem como objetivo oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. Participam da feira produtores, indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias. Este é o grande encontro anual do mercado orgânico no Brasil. Leia mais sobre a participação da Sead neste link.

FONTE: AGROLINK