Preços do trigo EM ALTA na Índia
Os preços do trigo indiano subiram para uma alta de seis meses na terça-feira devido a ofertas limitadas e demanda robusta antes da temporada de festivais, disseram comerciantes. O aumento dos preços pode levar Nova Délhi a eliminar os impostos de importação sobre o cereal para aumentar a oferta e controlar os preços antes das principais pesquisas estaduais e das eleições gerais do ano que vem.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
O aumento dos preços do trigo pode contribuir para a inflação dos alimentos e potencialmente complicar os esforços do governo e do banco central para conter a inflação. "Em todos os principais estados produtores, os suprimentos dos agricultores quase pararam. As fábricas de farinha estão lutando para obter suprimentos suficientes no mercado", disse um trader de Nova Délhi.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Os preços do trigo em Indore, no estado central de Madhya Pradesh, subiram 1,5% na terça-feira, para 25.446 rúpias (US$ 307,33) por tonelada métrica, o maior nível desde 10 de fevereiro. Os preços subiram quase 18% nos últimos quatro meses.
O governo deve liberar os estoques de seus armazéns no mercado aberto para evitar uma possível escassez durante a época festiva, disse um revendedor de Mumbai associado a uma casa comercial global.
Em 1º de agosto, os estoques de trigo nos armazéns do governo eram de 28,3 milhões de toneladas métricas, um aumento em relação aos 26,6 milhões de toneladas registradas no ano anterior. "As importações são necessárias para baixar os preços. O governo não pode aumentar a oferta sem importar", disse o comerciante.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
A Índia está considerando cortar ou mesmo abolir um imposto de importação de 40% sobre o trigo e reduzir o limite na quantidade de estoques de trigo que os moleiros e comerciantes podem manter, disse Sanjeev Chopra, o funcionário mais graduado do ministério federal de alimentos, na semana passada.
A produção de trigo aumentou para um recorde de 112,74 milhões de toneladas em 2023, acima dos 107,7 milhões de toneladas do ano anterior, de acordo com o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores.
A Índia consome cerca de 108 milhões de toneladas métricas de trigo anualmente. Mas um importante órgão comercial disse à Reuters em junho que a colheita de trigo da Índia em 2023 foi pelo menos 10% menor do que a estimativa do ministério agrícola.
Fonte: Reuters com tradução Agrolink.*
FONTE: AGROLINK