3ª safra de feijão COMPROMETIDA
No boletim semanal da Conab, foram evidenciados pontos cruciais sobre a situação do cultivo de feijão em diferentes estados brasileiros. Mesmo com chuvas esparsas, as perdas de rendimento nas lavouras de feijão da Bahia foram inevitáveis. Já a colheita avança em Minas Gerais e Goiás.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Na Bahia, apesar das chuvas esparsas recentemente registradas na região Nordeste, a restrição hídrica local ainda persiste. Essas precipitações, embora tenham amenizado o cenário, não foram o suficiente para barrar as perdas de rendimento nas lavouras. Conforme a colheita avança, principalmente nas lavouras tardias, as perdas decorrentes da escassez de chuvas tornam-se mais evidentes. Importante ressaltar que mais da metade das lavouras no estado se encontram em estágios críticos de floração e enchimento de grãos, fases que demandam altos níveis hídricos e são determinantes para o potencial produtivo da cultura.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Já em Minas Gerais, a colheita do feijão tem avançado com destaque na região Noroeste, devido à previsão legal referente ao vazio sanitário. Contudo, em outras regiões do estado, há registro de lavouras mais atrasadas. As chuvas recentes causaram interrupções pontuais na colheita, mas, vale salientar, a qualidade do grão colhido tem se mostrado excelente.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Em Goiás, a colheita está quase finalizada, restando apenas pequenos talhões que devem ser concluídos até a primeira quinzena de setembro. Mesmo com as recentes frentes frias e chuvas, a secagem natural dos grãos ocorre de maneira eficaz, possibilitando a colheita de um feijão de alta qualidade e rendimento satisfatório.
Por outro lado, no Pará, a combinação de altas temperaturas com a baixa incidência de chuvas criou um cenário desafiador para os produtores. Essa conjuntura tem afetado o potencial produtivo, especialmente das lavouras que estão nas etapas de floração e enchimento de grãos.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
As informações são do boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
FONTE: AGROLINK