Tecnologia está impulsionando lavouras
Muitos produtores rurais idealizam um sistema de irrigação capaz de economizar água e energia e que ainda pode ficar protegido de ataque de animais silvestres ou de acidentes com equipamentos, pois fica embaixo da terra.
A boa notícia é que essa tecnologia avançada existe. Os tubos gotejadores são instalados a uma profundidade de aproximadamente 25 centímetros, e possibilitam a aplicação de água, de nutrientes e de defensivos diretamente na raiz da planta - que é a área do vegetal responsável pela absorção desses elementos.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
De acordo com o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, a tecnologia propicia melhor absorção do que a obtida por outros métodos e ainda simplifica as operações agrícolas, facilitando o dia a dia dos profissionais responsáveis pelo manejo.
Torezani, diretor da Hydra Irrigações, empresa com sede em Linhares, município do Espírito Santo, destaca algumas das principais vantagens do gotejo enterrado: “A eficiência no uso da água, um recurso cada vez mais escasso, é o maior ganho”, afirma.
O agrônomo explica que, ao fornecer água diretamente às raízes das plantas, o método minimiza as perdas de água por evaporação ou pelo escoamento superficial, além de evitar o consumo dela por plantas invasoras. “Essa eficiência reduz de forma significativa a quantidade de água necessária para irrigação, diminuindo os custos associados ao uso excessivo do recurso”.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Veja alguns ganhos promovidos pelo gotejo enterrado:
- Menor interferência nas operações mecanizadas de cultivo e colheita.
- Grande economia de água.
- Economia de mão de obra na manutenção da irrigação.
- Máxima eficiência da fertirrigação.
- Maior uniformidade de rega e nutrição, que resulta da inexistência de risco de danos aos tubos gotejadores por ferramentas ou animais.
- Economia nos gastos com controle de ervas daninhas.
Na avaliação do especialista, o sistema de irrigação por gotejo enterrado é uma opção altamente eficiente e sustentável para o agronegócio, desde que haja um projeto de qualidade elevada. O engenheiro agrônomo orienta os produtores que usam o gotejamento enterrado a seguir com rigor os protocolos de manutenção preventiva. “Caso contrário, o equipamento pode ficar comprometido”, alerta.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
FONTE: AGROLINK