Calor e umidade: tendências da primavera em 2023
A primavera terá início neste sábado (23/09), às 3h50min, e se estenderá até 22 de dezembro às 0h27min, no horário de Brasília. De acordo com o boletim emitido pelos especialistas do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro/RS), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), esta nova estação será caracterizada por níveis significativos de precipitação e a possibilidade de fenômenos meteorológicos intensos, como chuvas fortes com volumes elevados em períodos curtos, acompanhadas de ventos vigorosos e granizo.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Conforme o boletim divulgado pelo Simagro/RS, o próximo trimestre deverá apresentar precipitações regulares no RS, onde a influência do fenômeno El Niño favorecerá o predomínio de condições de chuva regular na maioria das regiões. As projeções dos modelos climáticos indicam que a primavera 2023 terá precipitação elevada, com possibilidade de eventos extremos, onde poderão ocorrer fenômenos meteorológicos severos como chuva intensa, fortes rajadas de vento e granizo. O restante do mês de setembro ainda vai apresentar precipitações elevadas, com volumes acima da média histórica em todo Estado. Em outubro os valores de chuva deverão superar a normal climatológica na maioria das regiões, com valores dentro da média no Sul e Leste. No mês de novembro, deverão ocorrer volumes acima da média em todas as regiões.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
O prognóstico das temperaturas máximas destaca que o trimestre deverá apresentar oscilações, com valores inferiores à média nos meses de setembro e novembro em todas as regiões. No mês de outubro os valores deverão ser próximos da normalidade e ligeiramente inferior a média na faixa Norte do Estado.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Chuva
Setembro: Chuva acima da média na maioria dos municípios.
Outubro: Precipitação acima da normalidade na maioria das regiões, com valores próximos da média na Zona Sul e setor Leste.
Novembro: Chuva acima da média em todo Estado.
Temperatura Média
Setembro: Valores abaixo da normalidade em todo Estado.
Outubro: Próximo da média na maioria das regiões, com valores ligeiramente inferiores no Norte.
Novembro: Inferior ao padrão em todo Estado.
FONTE: AGROLINK