Saiba os estados líderes na produção agrícola nacional
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou um levantamento dos 100 municípios mais prósperos do Brasil no setor do agronegócio. Essa análise se baseou nos dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do IBGE referentes ao ano de 2022. A pesquisa abrangeu informações sobre a produção agrícola municipal, considerando variáveis como área cultivada, volume de produção, valor da produção nas lavouras e rendimento.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
No topo da lista dos 100 municípios mais ricos, que foram selecionados dentre um total de 5.563 municípios, encontram-se Sorriso (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO) e São Desidério (BA). Essas localidades têm uma presença significativa na produção brasileira de algodão, milho e soja.
A avaliação realizada pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa revelou que o ano em análise registrou recordes tanto em termos de produção quanto de valor da produção. A produção total atingiu a marca de 263,8 milhões de toneladas em uma área de 90,4 milhões de hectares. O valor da produção das lavouras permanentes e temporárias alcançou a impressionante cifra de R$ 830,09 bilhões.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Os municípios mais prósperos somam uma área total de 30,156 milhões de hectares, o que representa 34,2% do total de 90,4 milhões de hectares de área cultivada no país. Além disso, eles respondem por 34,71% do valor total da produção agrícola, gerando uma receita de R$ 288,13 bilhões. Vale destacar que essas localidades também apresentam índices de produtividade nas lavouras consideravelmente elevados, conforme apontado pela análise da pesquisa.
Entre os 100 municípios mais ricos, a maioria, ou seja, 67 deles, está localizada na região Centro-Oeste, distribuídos da seguinte forma: 41 em Mato Grosso, 14 em Goiás, 11 no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal (Brasília). Os demais municípios estão distribuídos em diferentes estados, sendo 11 em Minas Gerais, 7 na Bahia, 3 no Paraná, 2 em São Paulo e os restantes em outros estados.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Na Bahia, os municípios mais ricos incluem São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luiz Eduardo Magalhães, Riachão da Neves e Jaborandi. Em Minas Gerais, destacam-se Unaí, Uberaba, Paracatu, Perdizes, Sacramento, Buritis, Patrocínio, Araguari, Coromandel, Uberlândia e Guarda Mor. No Paraná, os três municípios mais prósperos são Guarapuava, Tibagi e Cascavel.
Créditos: Mapa
FONTE: AGROLINK