Sojicultores baianos iniciam a semeadura do plantio antecipado
Seguindo o cronograma estipulado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que por meio da Portaria Nº 060 de 10 de julho de 2023 determinou a antecipação do plantio de soja para o dia 1º de outubro na região do Oeste baiano, os sojicultores deram início ao cultivo desse grão, destacado como o principal na produção local.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Conforme relatos da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o tradicional período de vazio sanitário, que usualmente se inicia em 1º de julho e se encerra em 7 de outubro, foi modificado para acomodar a antecipação do plantio. Aloísio Júnior, gerente de Agronegócios da Aiba, acrescenta que “a expectativa é que sejam plantados um total de 2 milhões de hectares de soja na região Oeste da Bahia na safra 2023/24, sendo que destes, 60 mil hectares em período de plantio antecipado”.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Anualmente, o cadastro de antecipação do plantio é seguido pelos agricultores tomando por base projeções técnicas que apontam não haver riscos no aumento da ocorrência de doenças, como a ferrugem asiática, em caso da antecipação em uma semana. “Nessa área de 225 hectares estamos plantando soja em cima de palhada de sorgo e temos outras áreas com palhada de milho, que possibilita a amenização da temperatura do solo e retenção da umidade. Começamos o plantio nas áreas irrigadas, foi feito todo um planejamento e as perspectivas são as melhores possíveis, esperamos produzir bem. O plantio antecipado tem uma característica de produzir mais, por isso a cada ano optamos em antecipar e dar a largada em 1º de outubro”, disse o gerente da Fazenda Campo Aberto, André Luiz Pereira.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Técnicos da entidade agrícola estão em campo acompanhando a antecipação do plantio e orientando os produtores rurais. “A antecipação do plantio equivale ao período do dia 1º a sete de outubro. A partir do dia oito, o produtor, tanto de irrigado, como de sequeiro pode proceder com a semeadura sem precisar de cadastro. Estamos acompanhando e monitorando a semeadura dessa safra e a expectativa é que tenhamos bons números e boa produtividade”, complementa o analista de campo da Aiba, Gabriel Juchem.
FONTE: AGROLINK