Sistema de rastreabilidade ganha conexão global
O Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital com tecnologia blockchain para rastrear produtos agroindustriais, agora possui interoperabilidade internacional graças a um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Por meio de QR Codes, o Sibraar oferece informações seguras e auditáveis sobre a qualidade e origem dos produtos, abrangendo todas as etapas, desde a propriedade rural até a comercialização. Além disso, o sistema pode integrar outras empresas e tecnologias de rastreabilidade já existentes no mercado.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
A iniciativa do Sibraar, que utiliza tecnologia blockchain para rastrear produtos agropecuários, recebeu o reconhecimento da secretária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Renata Miranda. Ela enfatizou que a auditabilidade dos dados é uma medida de proteção para os produtores e uma vantagem competitiva global. Miranda elogiou a Embrapa por trazer essa solução oportuna e mencionou que o Mapa está considerando incentivos para que o setor produtivo adote processos de rastreabilidade simplificados. O Sibraar permitirá comprovar a origem e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
O chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, Stanley Oliveira, acredita que a transparência sobre a procedência dos alimentos se tornou um diferencial de mercado. Para ele, a validação técnica do Sibraar junto a uma organização como a GS1 vai aumentar a credibilidade da ferramenta. “A adoção da tecnologia vai abrir novas fronteiras aos produtores com ampliação do sistema em escala comercial, já que o Sibraar estabelece uma referência tecnológica para interoperabilidade entre as opções de mercado”, argumenta o gestor.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
FONTE: AGROLINK