Colheita da cevada em pleno vapor no Paraná
A colheita da cevada continua em um ritmo acelerado no Paraná. Com uma área recorde de 87 mil hectares, a safra pode alcançar sua melhor produção, atingindo 397 mil toneladas, desde que o clima continue favorável para as plantações que ainda se encontram nos campos. Essa é a análise preliminar do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 6 a 11 de novembro.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Veja também: Cevada atinge marca de 80% de área colhida em cooperativas
De acordo com o levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), aproximadamente 11% da área destinada à cevada já foi colhida. Esse número é consideravelmente superior à média de 2% registrada em anos anteriores durante o mesmo período. Além disso, metade da área restante está em processo de maturação, indicando uma antecipação nas lavouras.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Em parte, essa situação era esperada, pois os 2 mil hectares adicionais neste ano, em comparação com 2022, foram acrescentados em regiões mais quentes, como nos Campos Gerais e Norte Pioneiro. Apesar do começo promissor em termos de rendimento e qualidade, há preocupações, pois as condições das lavouras classificadas como boas diminuíram de 95% para 90% em uma semana devido às chuvas recentes, e há previsão de mais precipitações.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
FONTE: AGROLINK