Russos são favorecidos pelo clima
Em um recente boletim semanal de clima e lavouras divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os contrastes climáticos continuam a moldar as condições das lavouras no Leste Europeu. As diferenças climáticas, principalmente entre o sudoeste da Rússia e regiões como Moldova e sudoeste da Ucrânia, podem ter implicações significativas na produção agrícola da região.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
No sudoeste da Rússia e áreas adjacentes, as chuvas tão esperadas finalmente chegaram, recuperando a umidade do solo e beneficiando o estabelecimento do trigo de inverno. Estas chuvas, variando de moderadas a intensas com acumulados entre 10 a 40 mm, ocorrem em um momento crucial para o ciclo dessas culturas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Essa melhoria nas condições de umidade vem acompanhada por temperaturas até 4°C abaixo da média, mas, com médias semanais ainda bem acima de 5°C, o trigo de inverno ainda não entrou em dormência, apesar de um congelamento generalizado de -5 a -2°C.
Em contraste, Moldova e sudoeste da Ucrânia enfrentam uma situação menos promissora. Por quatro semanas consecutivas, o clima predominantemente seco prevaleceu ao longo da costa oeste do Mar Negro e terras agrícolas adjacentes.
Esta falta prolongada de umidade está reduzindo a umidade do solo necessária para o estabelecimento de culturas de inverno. Embora a seca do outono geralmente tenha pouco impacto nos rendimentos a menos que persista até a primavera, as culturas de inverno nessas localidades ocidentais necessitam de umidade para um estabelecimento adequado antes de entrar em dormência até o final de novembro.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
O material foi elaborado pelo metereologista do Portal Agrolink com revisão de Aline Merladete
FONTE: AGROLINK