Semeadura de outono está complicada por condições úmidas
O período recente foi marcado por chuvas persistentes desde a segunda semana de setembro, com cerca de 10 dias de alterações significativas (mais de 5 mm), conforme dados do The JRC Publications Repository da Comissão Europeia. A ocorrência total ultrapassou as médias sazonais em 50% nas regiões leste e centro da Irlanda, e em impressionantes 80% no sul.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Veja também: Clima impulsiona as colheitas na Europa
As temperaturas ocorreram próximas à média de longo prazo (MLT), com exceção da segunda semana de setembro e outubro, que foram de 4-6°C mais quentes do que o habitual. Como resultado, uma anomalia positiva foi observada nas temperaturas cumulativas (Tbase = 0°C) para o período analisado, aproximadamente 15% acima da MLT. Os níveis de radiação se espalharam em linha com os valores sazonais.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
A colheita das culturas de primavera foi concluída, mas foi complicada devido às condições de chuva prolongadas. Atualmente, a colheita do milho verde está em andamento, com os primeiros relatórios de campo apresentando rendimentos próximos à média dos últimos cinco anos, confirmando as estimativas do modelo. Os solos encharcados têm causado atrasos no plantio de cereais de inverno e colza.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
FONTE: AGROLINK