Condições climáticas são favoráveis ao plantio
A previsão para a terça-feira (21.11), segue com a presença de uma frente fria na região Sudeste, o que favorece o estabelecimento de um corredor de umidade sobre o Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Este canal de umidade, garante as condições de chuvas mais abrangentes e regulares, ainda que, localmente, o comportamento dessas chuvas devem ser mais isoladas. Isso, traz um cenário favorável para o avanço do plantio, especialmente na região Sudeste. Além de sinalizar uma melhora nas condições de umidade no solo para esta semana.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Além da região Centro-Oeste, a região Norte e o MATOPIBA devem registrar uma boa distribuição de chuvas nesta terça, o que pode trazer a umidade necessária para o avanço do plantio da safra 2023/24.
Já no extremo Sul do país, uma nova rodada de instabilidades vem se desenvolvendo, com a formação de um sistema de baixa pressão que deve avançar ao longo do dia, com potencial para fortes temporais.
Já no extremo Sul do país, uma nova rodada de instabilidades vem se desenvolvendo, com a formação de um sistema de baixa pressão que deve avançar ao longo do dia, com potencial para fortes temporais.
Veja o mapa do e a previsão por região:
Região Norte: Chuvas mais abrangentes e ligeira redução nas temperaturas.
A região norte, deve registrar um dia com chuvas mais recorrentes. Contudo, ainda espera-se uma grande irregularidade dos volumes e das áreas que poderão registrar essas instabilidades. Com a maior presença das chuvas, as temperaturas máximas sofrem uma ligeira redução,
Região Nordeste: Chuvas nas regiões produtoras, devem impulsionar plantio.
A atuação dos corredores de umidade na parcela central e sudeste do país, devem aumentar as condições de chuvas na metade oeste da região Nordeste. Especialmente sobre o oeste da Bahia, metade sul do Maranhão e sul do Piauí, as chuvas podem acontecer na forma de temporais localizados, com maiores chances de serem registrados no período da tarde. As temperaturas seguem elevadas, mas há uma tendência de redução do intenso calor, condição que deve favorecer um ambiente mais propício para o plantio da safra 2023/24.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Região Centro-Oeste: Corredores de umidade trazem chuva e reduzem as temperaturas.
O estabelecimento de um corredor de umidade sobre a região, em função da presença de uma frente fria na costa da região sudeste, garante uma terça-feira de condições de chuvas generalizadas em todos os setores da região. Entretanto, os maiores volumes e chuvas mais intensas estão previstos para o nordeste do Mato Grosso do Sul, Goiás e leste de Mato Grosso, onde os volumes devem se aproximar dos 30 mm na grande região de Porangatu (GO) e Norte Araguaia (MT). Com a maior presença das nuvens e das chuvas, a expectativa segue com a redução nas temperaturas máximas registradas e aumento na umidade do ar, condição que favorece uma recuperação de umidade no solo de maneira mais efetiva.
Região Sudeste: Frente fria segue ativa na região. Redução nas temperaturas.
A frente fria ainda atua na região, mantendo um canal de umidade na faixa central, entre São Paulo e Minas Gerais. As chuvas deverão ocorrer de maneira irregular, tanto nos volumes quanto na sua distribuição. No período da tarde são esperados temporais no Triângulo Mineiro e na região metropolitana de Belo Horizonte. O tempo deve ter uma maior presença de nebulosidade no leste de Minas e Espírito Santo, onde as chuvas devem acontecer a qualquer momento do dia. Com a maior presença de nuvens e chuvas, as temperaturas máximas tendem a reduzir.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Região Sul: Nova rodada de instabilidades.
O avanço de uma nova área de baixa pressão deve quebrar o padrão de tempo firme sobre o estado gaúcho. Essa nova rodada de instabilidade deve surgir no período da tarde, a partir do sudoeste do Rio Grande do Sul, com as chuvas avançando até a parcela central do estado ainda no período da tarde. São esperadas pancadas localmente fortes, que podem ser acompanhadas por trovoadas, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e registro de granizo de forma isolada. Os maiores volumes devem acontecer na região da Campanha Central, com previsão de até 40 mm. As instabilidades também devem surgir sobre Santa Catarina e Paraná, em função do aquecimento diurno e da umidade disponível. Contudo serão chuvas mais irregulares e esparsas.
A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues
FONTE: AGROLINK