Emater/RS-Ascar participa da 15ª Expofeira de Capivari do Sul
Considerada a maior feira do agronegócio do Litoral Norte, a 15º Expofeira ocorreu em Capivari do Sul entre os dias 14 e 18 de junho, no Parque de Eventos Abrahão Nunes. Buscando levar novas tecnologias às propriedades rurais, a Emater/RS-Ascar participou do evento durante os cinco dias, recebendo no estande agricultores, pecuaristas familiares e público em geral.
No estande da Emater/RS-Ascar, foram apresentadas iniciativas que visam reduzir a penosidade no campo, incentivar a produção para o autoconsumo e para comercialização, a geração de renda a partir da produção de energia solar e o uso racional dos recursos hídricos, através da irrigação por gotejamento.
Dentre as tecnologias apresentadas pela Emater/RS-Ascar, a que chamou mais a atenção dos visitantes foi a bancada com hortaliças, utilizando casca de arroz carbonizada. Com 1,20 cm de largura e 2,70 cm de comprimento, a estrutura de madeira, com sistema de irrigação por gotejamento e coberta com plástico, tem baixo custo, em torno de R$ 300,00. No estande também foi mostrada outra iniciativa sustentável: o sistema de geração de energia solar para o meio rural. As placas fotovoltaicas geram a própria energia consumida no estande da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente, além de tocar um motor que leva água até a bancada para irrigar as hortaliças.
Para incentivar a iniciativa, foi realizada na sexta-feira (16/06) a palestra ?Energia Solar voltada ao meio rural?, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Palmares do Sul, Alex Correa. Após a palestra, foi entregue o prêmio da Roça Mais Diversificada de 2016-2017. O agraciado com quatro toneladas de calcário e 500 quilos de adubo foi o agricultor João Luiz da Silva Nunes, produtor que trabalha há mais de cinco anos com hortaliças na propriedade de quatro hectares, na sede do município. Nos últimos anos, Nunes realizou uma diversificação produtiva na área de plantio, cultivando milho, batata, aipim, cebola, melão, moranga, dentre outras culturas. A premiação, lançada em 2015, é concedida pela Prefeitura, com o apoio da Emater/RS-Ascar, que seleciona a melhor roça. A iniciativa busca incentivar a diversificação produtiva e a produção para o autoconsumo e para comercialização na Feira da Agricultura Familiar e nos mercados institucional e local.
FONTE: AGROLINK