Seminário Nacional sobre o Programa Ecoforte tem participação da Sead

Seminário Nacional sobre o Programa Ecoforte tem participação da Sead

Entre os dias 3 e 5 de julho, representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participaram do Seminário Nacional sobre o Programa Ecoforte: Redes de Agroecologia para o Desenvolvimento dos Territórios, que aconteceu na cidade de Campinas (SP). Organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), o evento teve como principais objetivos debater sobre as ações realizadas no âmbito do Programa de Ampliação e Fortalecimento das Redes de Agroecologia e Produção Orgânica (Ecoforte) e apresentar a proposta de sistematização de redes de agroecologia.

A programação incluiu apresentação dos trabalhos que vêm sendo realizados no Ecoforte, bem como suas metodologias; visita a campo na Vila Yamaguishi, em Franca (SP), para que os participantes conhecessem de perto a aplicabilidade do Programa, além de debates sobre a proposta de sistematização de 28 redes territoriais de agroecologia em três níveis de profundidade. O coordenador-geral de Agroecologia e de Produção Sustentável da Sead, Marco Pavarino, participou do evento e destacou os ganhos da institucionalização do tema agroecologia no Governo Federal. Ao palestrar no encerramento do Seminário, Pavarino explicou o funcionamento do portal agroecologia.gov e elogiou a abrangência que o trabalho de sistematização das ações do Programa Ecoforte pode alcançar, principalmente por abarcar o aspecto territorial.

“Dimensionar o impacto nas áreas de atuação do programa é uma ação importantíssima para todos os órgãos gestores do Ecoforte. Para nós, da Sead, este trabalho vai mostrar resultados de um conjunto de políticas públicas direcionadas ao nosso público, os agricultores familiares. Vamos acompanhar ganhos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), do crédito rural, das políticas de comercialização etc.”, detalha o coordenador, ao elogiar o aspecto qualitativo do monitoramento. As ações citadas estão entre as prioridades da Sead apresentadas no novo Plano Safra, leia mais aqui.  Sobre o Programa O Ecoforte e visa o fortalecimento e a ampliação das redes, cooperativas e organizações socioprodutivas e econômicas de agroecologia, extrativismo e produção orgânica. Tido como uma das grandes inovações do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), o Programa é fruto de diálogo e articulação com órgãos do governo e movimentos sociais do campo, valorizando conhecimentos tradicionais e as diversas tecnologias sociais que viabilizam a agricultura de base agroecológica em comunidades rurais.

A Sead integra o comitê gestor do Programa juntamente com a Secretaria de Governo (Segov), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDA), a Fundação da Fundação Banco do Brasil, do Fundo Amazônia e do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sobre a visita a campo Na segunda-feira (3), os participantes do Seminário foram à Vila Yamaguishi para conhecer o processo de produção coletiva. Eles viram de perto as “galinhas felizes”, que são criadas soltas nos piquetes e vivem harmoniosamente no local. Na Vila, são plantados 65 tipos de vegetais e os agricultores chegam a comercializar mais de 100 itens, juntando a produção de vizinhos, vendidos de porta em porta, totalizando 800 cestas por semana, e em quatro feiras agroecológicas. 

Mais informações sobre a Articulação Nacional de Agroecologia neste link. 

FONTE: AGROLINK