Emater/RS-Ascar promove oficinas em Nova Petrópolis

Emater/RS-Ascar promove oficinas em Nova Petrópolis

Todos sabemos que as plantas medicinais têm propriedades terapêuticas, mas o seu benefício à saúde depende do uso correto. É por isso que as elas são tema de atividades promovidas pela Emater/RS-Ascar em Nova Petrópolis, como a oficina realizada na tarde desta quarta-feira (17/05) com 20 integrantes da Associação de Pessoas com Deficiência Azaleia.

Na ocasião, a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Carin Lima, falou sobre as dez plantas medicinais de uso mais popular no RS (babosa, camomila, capim cidró, carqueja, marcela, hortelã, espinheira-santa, guaco, malva e tansagem). E como no grupo há pessoas com diferentes tipos de deficiência, e alguns precisam usar outros sentidos para o aprendizado, ela levou mudas para que o grupo pudesse fazer o reconhecimento de forma sensorial, através do toque e do cheiro. Além de explicar sobre as propriedades medicinais e as características das plantas, auxiliando na identificação, pois algumas espécies são parecidas, Carin abordou as formas de uso, principalmente como chá, e os cuidados para o preparo correto, entre eles a quantidade de planta a ser utilizada e quantas podem ser misturadas, se o preparo deve ser através de infusão fria ou quente ou decocção e o tempo de uso.  As mudas das plantas medicinais utilizadas na oficina foram doadas pela Emater/RS-Ascar à Associação para dar início a um pequeno horto na sede da entidade, a fim de que nas reuniões mensais o grupo possa fazer o reconhecimento das plantas e utilizá-las no preparo de chás. 

De acordo com Carin, no próximo semestre será realizada mais uma atividade com o grupo, provavelmente para abordagem do Programa de Fitoterapia na Saúde Pública de Nova Petrópolis. Para a extensionista, o desenvolvimento dessa ação social, além de buscar promover a cidadania e a inclusão social das pessoas com deficiência, possibilita a integração entre os participantes e a promoção da saúde, pois dá uma certa autonomia para as pessoas buscarem os benefícios das plantas e até mesmo se interessarem pelo seu cultivo.  Outro trabalho realizado no município, na última quinta-feira (11/05), foram oficinas de preparo de aromatizadores de ambientes, feitos com essências aromáticas de plantas. A atividade aconteceu durante o dia todo, envolvendo aproximadamente 80 crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Petrópolis nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Conforme Carin, a atividade estimulou a colaboração entre os participantes e propiciou momentos de reflexão sobre a família, além da elaboração de aromatizadores para presentear as mães pelo seu dia, durante evento promovido pelo CRAS, no sábado (13/05). 



FONTE: AGROLINK