Emater realiza curso de cultivo e processamento de cana-de-açúcar
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizará, entre os dias 7 e 11 de agosto, no Centro de Treinamento da Emater, o Curso de Cultivo e Processamento de Cana-de-açúcar. O intuito da atividade é capacitar os técnicos que trabalham com a metodologia da Rede de Inovação Rural (RIR) da região do Vale do Paranã, que é tradicionalmente produtora de derivados da cana.
Durante o curso, serão ensinados os processos de produção de cachaça artesanal, rapadurinha e açúcar mascavo. Os técnicos irão se informar sobre o processo desde o cultivo e manejo da cana, até o engarrafamento, embalagem e rotulagem dos produtos finais.
O curso será ministrado por dois técnicos e um produtor do município de Santa Helena, que já trabalham com derivados da cana. Além deles, estarão presente ministrando o curso o presidente da Associação Goiana de Produção de Cachaça de Alambique (AGOPCAL), Luiz Manteiga Álvares de Campos, falando sobre a legalização do produto.
Também estará presente um representante da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) explicando sobre as normas da Agroindústria. Além disso, o evento também terá a parceria da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) que irá disponibilizar um alambique para ser usado pelos técnicos durante o curso.
Tradição
Tradicionalmente, a região do Vale do Paranã já produz cachaça que é comercializada em tonéis de 100 litros e rapadura que é comercializada no tamanho de 1 kg. Com o curso, o intuito é sugerir e assessorar a produção e comercialização para acessar novos mercados e dentro das normas legais. Além de tentar aumentar a produção da cana da região que é utilizada para a alimentação bovina, outra fonte de renda da região.
Serviço: Curso de cultivo e processamento de cana-de-açúcar
Data: 07 à 11 de agosto de 2017
Local: Centro de treinamentos Emater
Endereço: Rodovia AR 2 Qd E Lt AR 3 - Campus II da UFG - CEP 74.690-815
FONTE: AGROLINK