Região da Serra passa a contar com mais duas agroindústrias familiares
Com a inauguração, na última sexta-feira (11/08), de uma queijaria em São José dos Ausentes, e de uma agroindústria de massas e biscoitos em Nova Prata, a região da Serra já conta com 160 empreendimentos inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo do Estado (Peaf), perfeitamente regularizados.
Pertencente à família Stella, a agroindústria inaugurada em Nova Prata vai produzir massas, biscoitos, bolos e salgados, que serão comercializados no mercado local e para a merenda escolar. Com área disponível na propriedade para construir o negócio e produtos que já eram apreciados, a jovem Elenis Stella vendeu o carro, financiou equipamentos e também teve o auxílio da família para concretizar a agroindústria. Ela e a mãe Maria Helena serão as responsáveis pela produção, o marido, Marcos, que é caminhoneiro, irá ajudar nos pedidos e entregas.
Elenis lembrou que sozinha não teria conseguido tornar realidade a agroindústria e agradeceu o apoio de toda a família, da Prefeitura, do Sicredi, e o suporte da Emater/RS-Ascar. "A Emater me acolheu, fazendo chegar até onde a gente chegou", afirmou a jovem, que também conta com o assessoramento da Instituição através do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, destacou que a agroindústria familiar é um dos trabalhos prioritários da Instituição e que quase toda semana novas agroindústrias estão sendo inauguradas na região. "Isso é a consolidação de uma política pública de Estado, o Peaf, que é executado pela Emater e que tem dado muitos resultados. A agroindústria familiar é uma forma de fazer a sucessão familiar, de garantir a permanência no meio rural, agregando valor ao trabalho, à produção e, assim, tendo uma qualidade de vida melhor", salientou.
O prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, ressaltou que a inauguração da agroindústria ocorreu no dia em que o município comemorou 93 anos de emancipação política e parabenizou a família pela iniciativa de investir no empreendimento. Para ele, a agroindústria familiar é uma alternativa importante para as pequenas propriedades, que possibilita a manutenção dos jovens e das famílias no meio rural e que também contribui para o desenvolvimento econômico e do turismo no município.
A inauguração da agroindústria foi acompanhada, ainda, por outras autoridades locais, representantes de entidades, familiares dos proprietários e comunidade.
FONTE: AGROLINK