Produto extrativista é destaque na AgroBrasília 2017

Produto extrativista é destaque na AgroBrasília 2017

As Boas Práticas no manejo da castanha-do-brasil, recomendadas pela Embrapa Acre, compõem um conjunto de 30 tecnologias desenvolvidas por 12 Unidades da Empresa, apresentadas na Feira Internacional dos Cerrados - AgroBrasília 2017. O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e coordenado pela Embrapa, aconteceu até 20 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (Unaí-MG), com o objetivo mostrar tecnologias que aliam  sustentabilidade e produtividade.

A participação da Unidade na décima edição da Feira tem o apoio financeiro do Projeto Bem Diverso, iniciativa fruto da parceria entre Embrapa e PNUD, executada com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). As ações do projeto são realizadas em seis Territórios da Cidadania, localizados em três biomas brasileiros, e buscam fortalecer agricultores familiares e comunidades tradicionais com base no manejo sustentável. Castanha-do-brasil, farinha de babaçu, geleias e compotas de umbu estão presentes no estande do Bem Diverso para mostrar aos visitantes a variedade de produtos provenientes dos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga. A pesquisadora Joana Maria de Souza Leite e a analista Dorila Mota compartilham com o público do evento subprodutos derivados da castanha e informações técnicas sobre o manejo da produção.

 “Observamos uma boa aceitação dos alimentos à base de castanha pelo público da feira. A presença desses produtos enfatiza a importância do manejo sustentável praticado por extrativistas que coletam castanha no Acre e quebradeiras de coco no Maranhão, entre outras experiências”, comenta Joana Leite. De acordo com Dorila Mota, o evento é bastante estratégico porque divulga tecnologias e informações de interesse do público rural. “Além disso, é uma ótima oportunidade para dar visibilidade ao trabalho da Empresa que disponibiliza um leque de informação técnicas em forma de publicação e demonstra em vitrine tecnológica”, acrescenta.

A programação da AgroBrasília 2017 também ofereceu ao público atividades como seminários, palestras, dias de campo e lançamentos de cultivares na vitrine tecnológica da Embrapa. 

FONTE: AGROLINK