Trigo: alerta para ocorrência de oídio nas lavouras do RS
Diversas áreas na região nordeste do Rio grande do Sul, uma das principais produtoras de cereais tais como trigo e cevada, estão apresentando severa ocorrência de Oídio. O fungo, que é umas das principais doenças do trigo (juntamente às manchas foliares e à ferrugem) manifesta-se com maior força em climas secos – como o deste momento.
“As consequências da falta de chuva nesses atuais estágios de desenvolvimento propicia o clima perfeito para o surgimento do patógeno oídio, doença causada por um fungo (Blumeria graminis f.sp. tritici) que desenvolve um mofo esbranquiçado sobre folhas e colmos”, explica o engenheiro agrônomo da Deagro, Carlos R. Dellavalle Filho, que inspecionou lavouras de trigo essa semana.
De acordo com ele, para o controle do problema se utiliza fungicidas registrados para a cultura, mas é necessário cuidado, porque a doença evolui rapidamente com o atual cenário climático. “É importante intensificar o monitoramento das áreas com o cereal e fazer o controle assim que necessário com orientação agronômica”, orienta.
Dellavalle Filho ressalta a necessidade de se estar atento a severidade da doença e buscar o acompanhamento de um técnico para realizar a aplicação de fungicidas para o alvo: “A doença apresenta-se como um micélio branco acinzentado nas folhas que reduz a ‘foto assimilação’ e aumenta a respiração”.
FONTE: AGROLINK