Produção de soja e milho cresce no Cone Sul de RO
Segundo levantamentos realizados pela Central Agrícola, empresa sediada em Vilhena com atuação no Norte de Mato Grosso e estado de Rondônia, na área de sementes, insumos e fertilizantes, nos cinco municípios que formam a região no Cone Sul na safra 2016/2017, foram cultivadas 110 mil hectares de soja e 70 mil de milho safrinha apresentando uma perspectiva de crescimento em média de 10% ao ano em termos de lavouras cultivadas, conforme frisa Robson Alves Rizzon, gerente comercial.
A produção de soja no Cone Sul mantém o recorde nacional em produtividade com 55 sacas de 60 quilos por hectare de lavoura plantada, nesta safra colhendo 330 mil toneladas. O milho safrinha 315 mil toneladas. A soja e milho produzidos naquela região contribui com uma fatia importante na balança comercial impulsionando o Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Rondônia. Os investimentos ali, em insumos, fertilizantes e sementes alcançam US$ 150 milhões.
As lavouras no Cone Sul de Rondônia, sem falar na fantástica produção de carne, geram centenas de empregos diretos e indiretos, somados aos grãos que cortam o Estado vindo de Mato Grosso provocando a circulação de dinheiro, provenientes de outras operações comerciais. Nas últimas semanas uma média de 600 carretas/dia transportando soja descarregara nos terminais portuários do rio Madeira em Porto Velho de onde segue em comboios de barcaças rumo ao exterior.
FONTE: AGROLINK