Corredor de umidade atua sobre o Brasil
Nesta quarta-feira (02/02) o corredor de umidade continua atuando de forma significativa sobre o país. Mantendo as condições para chuvas bem distribuídas sobre o sudeste e com potencial para volumes elevados em algumas localidades.
Este corredor de instabilidades, também mantém o tempo chuvoso sobre o centro-oeste, mas ainda sim existem boas janelas de trabalho no campo, principalmente no período da manhã, visto que as nuvens carregadas tendem a surgir entre a tarde e noite.
Em contraste com as chuvas bem abrangentes sobre o centro-norte do país, o extremo sul terá mais um dia de tempo firme e gradativa elevação nas temperaturas. Além disso, o índice de umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos em algumas localidades. Sendo esta uma condição que aumenta a taxa evaporativa do solo e das plantas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Saiba como fica o tempo em cada região:
Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba a previsão para a sua cidade aqui.
Região Norte
As instabilidades seguem com uma boa distribuição sobre a região. Deste modo, todas as áreas têm condições para o registro de chuvas, sendo que os maiores volumes poderão ocorrer entre a divisa do AM com o PA e norte do AP. Sobre o TO, as projeções apontam para chuvas mais irregulares, mas com potencial para serem localmente fortes, gerando acumulados entre 20 e 30 mm .
Região Nordeste
O padrão das chuvas seguem mal distribuídas na região, mantendo um tempo firme na metade leste e chuvas esparsas na metade oeste. No entanto, algumas áreas nos estados do nordeste do nordeste, poderão registrar algumas pancadas isoladas e passageiras. Sobre o MA e norte do CE, a Zona de Convergência Intertropical manterá a probabilidade de elevada para chuvas ao norte dos estados. Mas vale mencionar que não há perspectivas para volumes elevados ao longo do dia.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Região Centro-Oeste
O corredor de umidade permanece sobre a região, mantendo um fluxo de instabilidades sobre todos os estados do centro-oeste. Porém, existe uma tendência de que as chuvas fiquem mais irregulares sobre a parcela central do MT e norte do GO, ao passo que há um aumento da intensidade das chuvas sobre o nordeste do MS e sul do GO. Pontualmente as chuvas poderão ser fortes e promover acumulados superiores aos 40 mm ao longo do período.
Região Sudeste
Bem com na região centro-oeste o corredor de umidade, atua de forma significativa sobre a região, mantendo as condiç?os para chuvas em praticamente todas as áreas, com exceção apenas do Vale do Ribeira, o sul de SP que tem menos condições para chuvas. Outro destaque para a região, são os volumes previstos para o leste de MG, norte do RJ e sul do ES, que poderão superar a marca dos 40 e 50 mm no decorrer do dia. Porém as projeções indicam uma maior irregularidade na distribuição dessas chuvas na metade oeste de SP e Triângulo Mineiro. Com a maior presença das chuvas, a tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas para a época do ano.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Região Sul
A atuação de uma área de alta pressão, avança gradativamente sobre a região, diminuindo as condições para chuvas em boa parte dos estados. O tempo será quente e seco no oeste do RS, os termômetros poderão se aproximar dos 39°C e os índices de umidade ficam abaixo dos 20% nos horários mais críticos. Este calor também atinge o oeste de SC e sudoeste do PR, porém com menor intensidade se comparado ao RS. As instabilidades poderão ocorrer sobre o norte do PR, devido à proximidade com o corredor de umidade no sudeste do país, e também sobre o leste de SC devido aos ventos oceaicos. Não há perspectiva para volumes significativos de chuvas
Veja os mapas destaques para hoje:
Chuva
Temperatura Máxima
Umidade Mínima
Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.
FONTE: AGROLINK