NORDESTE: chuvas pontuais e sensação de abafamento
O avanço de um sistema de baixa pressão ao sul da região, aliado com o avanço do corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), garante uma quinta-feira (05/01) com instabilidades espalhadas por boa parte da região. Com a combinação destes sistemas, as chuvas podem ser localmente fortes e promover acumulados expressivos no decorrer do dia. Entretanto, as chuvas mais volumosas vão ocorrer sobre o oeste da região como no sul do Maranhão, sul do Piauí, oeste e sul da Bahia.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
Pontualmente, os volumes registrados devem superar a marca dos 40 a 50 mm como nas proximidades de Livramento do Brumado (BA), Alto Parnaíba Piauiense e Chapadas das Mangabeiras (MA).
Sobre as áreas do leste da região, as nuvens carregadas até podem surgir, mas na forma de pancadas rápidas e passageiras, sem promover volumes muito expressivos ao longo do dia.
Em relação às temperaturas, nas áreas com a maior presença de nebulosidade, a tendência é de termômetros mais baixos. Mesmo assim, a sensação será de abafamento em função da maior quantidade de umidade no ar.
A expectativa para os próximos dias é da manutenção deste corredor de umidade sobre a região, mantendo as condições de chuvas elevadas sobre as principais regiões produtoras da Bahia, Maranhão e Piauí.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
FONTE: AGROLINK