Chuvas volumosas são destaque na Região Sudeste
Nesta quinta-feira (05/01) temos a formação de mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este sistema é um corredor de umidade que atua desde a região amazônica até o oceano, passando pela faixa central do país, incluindo a Região Sudeste. A expectativa é de chuvas volumosas, com potencial para temporais localmente fortes.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
A tendência é de que as chuvas mais volumosas ocorram entre a grande região de Cataguases (MG) e Cantagalo-Cordeiro (RJ), onde na média das projeções os volumes indicados variam entre os 50 e 65 mm. Mas de forma pontual e isolada, esses valores podem ser superados.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Ao norte do estado de São Paulo, também são esperadas chuvas fortes e volumosas, que momentaneamente podem resultar em grandes volumes em curtos períodos de tempo, ocasionando algum transtorno pontual. E é sobre a região de São Joaquim da Barra, que a previsão indica os maiores volumes, com valores que podem superar os 40 mm no decorrer do dia.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
Em relação às temperaturas, com a maior presença de nebulosidade, o calor diminui, apesar de ainda ser um dia com sensação de abafamento, devido à grande quantidade de umidade presente no ar.
A tendência para os próximos dias, é da persistência da ZCAS, mantendo elevada as condições de chuvas sobre a região. E para algumas regiões, o tempo mais chuvoso poderá atrapalhar os trabalhos em campo, especialmente no estado Mineiro.
FONTE: AGROLINK