Agricultura tolerante à seca é adotada por produtores
O Novo México nos EUA possui clima semiárido em boa parte de seu território. Há alguns anos, produtores locais decidiram explorar diferentes métodos de cultivo que poderiam ajudar suas lavouras a suportar melhor a seca sempre presente. Agrônomos locais têm recomendado a adoção de cobertura verde, tanto para sombrear o solo do sol quanto para melhorar a penetração de água no solo.
Muitos produtores começaram também a migrar para culturas mais tolerantes à seca, como soja e cada vez mais distantes da alfafa que requer mais água. Sempre que possível, usam irrigação por gotejamento em vez da irrigação por inundação é mais intensiva e com menor eficiência de uso da água.
Alguns produtores começaram a usar um intensificador de absorção da água pelas plantas denominado Hydretain. Seu fabricante alega que essa é uma tecnologia de gerenciamento de umidade da zona radicular que reduz a necessidade de irrigação para agricultura. Outros produtos como o gel também são considerados.
Se os agricultores usarem produtos e outras técnicas de economia de água durante a estação seca, eles ainda terão uma colheita menor, mas isso é melhor do que o fracasso completo das lavouras.
É imperativo que os produtores adotem uma agricultura mais eficiente em termos de água, pois as mudanças climáticas tornam o clima mais quente e seco.
Coberturas verde exigem mais trabalho, mas traz grandes benefícios
Coberturas verdes como rabanetes, nabos e ervilhas silvestres ajudam a quebrar dureza do solo, criando pequenos caminhos com as raízes que permitem que a água penetre melhor no solo posteriormente. Com isso há menor escoamento superficial (enxurrada) resultando em maior penetração de água da chuva no solo.
Outros tipos de cobertura verde, como trigo mourisco e centeio, retêm a umidade do solo superficial e evitam que ele se aqueça demasiadamente e mate sua microbiota benéfica.
A irrigação por gotejamento está também sendo adotada por muitos produtores. Não muito tempo atrás, acreditava-se amplamente que a alfafa não poderia ser regada dessa maneira, mas agora os produtores de alfafa estão usando essa tecnologia.
Um desafio é que a irrigação por gotejamento requer um grande investimento inicial, e que o investimento apenas se paga quando utilizado em mais culturas lucrativas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
FONTE: AGROLINK