Lavouras de feijão foram impactadas pelo excesso de chuvas
Segundo o último boletim disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o plantio desta safra está prestes a finalizar, com 92.4% das áreas semeadas no cenário nacional. Apenas Rio Grande do Sul e Piauí ainda seguem com o plantio, sendo que no estado do sul, as atividades estão quase finalizadas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_3_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_desktop'); });
No estado Mineiro, a colheita foi iniciada. No geral, as lavouras estão em boas condições e os grãos colhidos apresentam rendimento satisfatório. Registram-se perdas pontuais por incidência de mofo-branco, principalmente no Sul de Minas Gerais, em função do período último devido às chuvas recorrentes.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_4_conteudo_mobile'); });
Em Goiás, a colheita alcança quase ¼ da área total. Sendo que, no Sudoeste, as operações estão bem adiantadas. No Leste, principal região produtora, as chuvas e o plantio mais tardio estão adiando a colheita.
No Rio Grande do Sul, mesmo com a escassez de chuvas, o plantio do feijão cores está em conclusão, restando poucas áreas a serem semeadas. Ainda na região sul, precisamente no Paraná, cerca de 25% da área foi colhida. As chuvas nos últimos dias foram benéficas em regiões que estavam sob restrição hídrica. Em Santa Catarina, as chuvas melhoraram as condições das lavouras, que estão em boas condições. Apesar da incidência de doenças e pragas, não há perdas significativas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display('agk_14000_pos_5_sidebar_mobile'); });
googletag.cmd.push(function () { googletag.display('agk_14000_pos_6_conteudo_desktop'); });
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 08 a 14 de Janeiro de 2023
FONTE: AGROLINK